MEUS TEXTOS

Criar uma Loja Virtual Grátis
MEUS TEXTOS

Estudar não é um compromisso assumido pela maioria. Estudar requer que a pessoa aprenda a estudar e leve o compromisso a sério. As oportunidades pra quem se dedica verdadeiramente aos estudos existem. Ingressar numa faculdade atualmente não está tão difícil como em épocas passadas. 
No resultado divulgado recentemente podemos notar que alunos de escolas públicas também obtiveram ótimos resultados. Na redação aconteceu o mesmo. Na cidade de Açu, um aluno tirou nota 1000, um ótimo resultado pra quem veio de escola pública. Tudo é relativo: não é a escola que faz o aluno tirar bons resultados mas, o empenho do aluno faz com que  o mesmo obtenha ótimo desempenho. Tudo fica mais fácil pra quem tem disposição para lutar. 
Muitos criticam a escola pública. Os professores das escolas privadas são os mesmos das escolas públicas. Por que tanta diferença entre os resultados? A resposta está exatamente no empenho em que as pessoas realizam suas atividades na escola privada. A realidade da escola pública se diferencia porque muitos não tem o interesse em fazer a coisa pública com zelo e dedicação. Não aprenderam a dar o devido valor ao que é público. 
A escola pública tem muito a oferecer, apenas falta o compromisso por parte de todos. Mudança de atitudes levaria a escola pública a ser a melhor e nem precisaria pagar duas vezes pra se ter uma escola de qualidade, na maioria das vezes, nem tanto. É preciso mudança de comportamento por parte de funcionários, professores e equipe gestora. Não há escola de qualidade quando não se pensa e nem se age com zelo e dedicação. É preciso mudança de postura por parte de nossos governantes pra que os mesmos deem condições pra que as escolas funcionem de verdade e ofereçam uma verdadeira valorização para os professores. 
Os resultados do Enem pioraram um pouco na redação porque mais estudantes zeraram. A falta de leitura é o que mais provoca esse péssimo resultado. É impossível escrever bem se a pessoa não gosta de ler. Os alunos precisam se acostumar com o hábito da leitura e buscar o total envolvimento com a leitura e a escrita. 
É possível avançar mais. A missão é de todos. Os professores de qualquer disciplina pode dar a sua contribuição quanto à leitura e à escrita. O empenho de professores e alunos trará mudanças significativas ao resultado do Enem. Ótimos resultados só virão com o empenho de todos.  

A democracia brasileira permite que o cidadão escolha seus representantes. A maior dificuldade do brasileiro é escolher certo quem vai lhe representar. A desilusão de uma escolha errada sempre ressurge a cada eleição. A boa escolha depende muito da formação intelectual do eleitor que lhe oferece condições do mesmo escolher de forma sábia o seu representante. Os candidatos de má intenção preferem abordar eleitores de baixa escolaridade porque são mais fáceis de ser manipulados e seguir exatamente os comandos dos referidos candidatos.

 O Brasil carece de bons políticos. O país precisa crescer pra ter bons resultados na economia. A classe política tem contribuído para que a crise econômica cresça e que o desemprego aumente. Não é aceitável um congresso travar a votação de medidas importantes para o país visando apenas questões políticas. Constata-se qual o nível da maioria de nossos representantes. Não estão nem aí para a questão da crise financeira que nos assola.

 Acredito que escolher certo um candidato é uma tarefa longe de ser alcançada pelo brasileiro. A formação escolar que conseguimos obter é insuficiente pra provocar essa mudança de escolha. Toda pessoa que passasse por uma escola era pra ter condições de fazer uma escolha crítica dos seus candidatos. Vemos que uma minoria consegue sair com essas habilidades. Não é preciso apenas frequentar uma escola, é necessário obter uma formação de boa qualidade. Somente aqueles alunos que tem compromisso com a vida e com o futuro conseguem uma formação intelectual capaz de transformá-los em cidadãos conscientes e críticos, capaz de escolher o melhor candidato, sempre pensando na coletividade.

As campanhas eleitorais realizadas são sempre, em sua maioria, palco para mentiras e difamações. Todo candidato precisa ter em mente que a campanha é o momento certo pra se fazer proposições acertadas para que o leitor possa conhecer melhor seus candidatos. Ser honesto e firme no que diz é o diferencial de uma minoria que faz a política acontecer do jeito que tem que ser. O problema é que a maioria dos eleitores não consegue enxergar essa diferença.

 A escolha dos candidatos precisa levar em conta a vida do candidato, suas ações e seus ideais. O eleitor tem que ter muita atenção em relação à vida do candidato. É fácil de ver alguém com um discurso muito distante da realidade. É preciso analisar com muito critério quando se vai votar em alguém que já é ocupante de algum cargo político. O que vemos mais é a reeleição de políticos que não faz jus a mais um mandato. O que se necessita mais é uma renovação entre os políticos. O povo tem o poder de conceder ou não o mandato.

 A boa escolha sempre vai passar por uma análise mais criteriosa dos candidatos que devem ser eleitos. Não podemos escolher mediante critérios alheios à nossa realidade. O eleitor tem que saber qual o candidato melhor vai lhe representar, sendo realmente o seu fiel intercessor mediante os problemas que surgem na convivência social.

 

 

O POVO PAGA O SALÁRIO DOS VEREADORES

O Brasil sendo um país federativo tem milhares de vereadores sustentados pelo povo. Se a maioria desses representantes populares fossem realmente legítimos defensores valeria a pena pagar os seus salários. Torna-se muito oneroso para o povo sustentá-los com seus enormes salários. Temos que ficar vigilantes quanto à atuação dos mesmos.  

O trabalho de um vereador se for desempenhado com zelo pode mudar a situação de muita gente. Sendo o verdadeiro porta-voz do povo, agindo de acordo com o que diz o manual de um bom representante, consegue propor projetos que podem vir a trazer mudanças significativas para toda a coletividade.  

O Brasil está vivendo um momento de crise muito grave e pensar que muitos vereadores pelo Brasil a fora cogitam em aumentar os seus próprios salários é uma afronta aos trabalhadores que todo dia tem uma jornada de trabalho muito estressante pra manter a sua vida e a de sua família. Não é o momento exato pra se pensar em ter os salários aumentados apenas à própria vontade e capricho.  

Ser representante do povo é um requisito importante pra não se pensar em apenas em si próprio, mas enxergar as dificuldades e limites da coletividade diante de um momento de crise que estamos vivendo atualmente. Tem que mostrar que é digno do salário trabalhando sempre em prol daqueles que garantem os seus salários.  

O eleitor tem que observar bem qual o vereador que está preocupado com seus próprios interesses comparando com aquele que está sempre ao seu lado, ouvindo suas queixas e propondo projetos na Câmara pra sanar os problemas que lhes causa tanta perturbação. Que cada cidadão enxergue em cada vereador a sua atuação e analise se o mesmo tem condições de ter mais uma chance nas próximas eleições.

Dar chance pra quem não tem compromisso social é a certeza de chorar a desgraça depois de elegê-lo novamente.  

Todo vereador tem que ter consciência de que ganha muito bem. Primeiro não é um trabalhador comum como os outros. Trabalha muito pouco, apenas alguns dias por mês e tem mais férias do que o trabalhador comum. Segundo, que nem sempre escuta o seu patrão, o povo. O salário pago aos vereadores do Brasil é muito significativo diante da carga horária trabalhada pelos mesmos. O salário deveria ser relativo pela produção que se mostra. Quem trabalha pouco deve ter o salário compatível com o tempo trabalhado.  

A população de muitas cidades brasileiras rejeitou a ideia dos seus vereadores de aumentarem os seus salários. Muitos casos surtiram o efeito desejado e os mesmos recuaram e não assinaram o absurdo que queriam. O povo tem a força necessária pra efetuar mudanças. A força popular pode produzir transformações inesperadas. A cada eleição podemos excluir os nossos representantes indesejáveis. Em nossas mãos está o que podemos fazer do nosso destino.

Temos a chance de dar um basta nos desmandos de nossos representantes. Estejamos atentos e vigilantes pra não permitirmos que pessoas mal intencionadas tornem-se usurpadoras de nossos sonhos.